DIFERENÇA ENTRE MASSAGISTA E MASSOTERAPEUTA

diferenças

A diferença entre os profissionais, massagista e massoterapeuta, está principalmente no fato de que, um possui maior conhecimento sobre as mais diversas técnicas de massagens existentes do que o outro.

Cada vez mais as pessoas têm procurado técnicas de massagem para uma vida melhor e mais saudável. Porém, uma grande confusão que elas têm feito é em relação ao termo massagista x massoterapeuta.

As palavras que denominam o profissional em massagem, massagista e massoterapeuta, são muito parecidas e nos fazem acreditar que se trata da mesma especialidade, mas não. O massagista possui características tais que o massoterapeuta pode superar, e ir além, teoricamente.

Isto significa que, embora ambos os profissionais tenham aprendido técnicas de massagem, suas especializações os distinguem.

Vejamos agora então, qual a diferença entre massagista e massoterapeuta.

MASSAGISTA

O profissional massagista é aquele que através de cursos livres aprendeu como realizar determinado tipo de massagem, como por exemplo, massagem relaxante.

O massagista em sua formação aprende as principais manobras de uma técnica de massagem e conhecimento básico sobre anatomia de acordo com o que a técnica proposta atuará. Ex: Em um curso livre de drenagem linfática é transmitido os conhecimentos sobre as manobras e o conteúdo sobre o sistema linfático.

Não podemos subestimar o conhecimento de profissionais que optam por realizar cursos livres, pois em diversos casos, estes profissionais se especializam em técnicas específicas e continuam seus estudos para cada vez mais atuar com um tipo de massagem.

MASSOTERAPEUTA

O massoterapeuta é o profissional da saúde com formação técnica que atende a necessidades de seus clientes através dos conhecimentos e recursos massoterápicos. Em sua formação, este profissional aprende diversas técnicas, tanto orientais como ocidentais, são elas:

Massagem clássica

Quick Massage

Drenagem linfática facial e corporal

Reflexologia podal

Aromaterapia

Cromoterapia

Shiatsu

Do-in

Tuiná

Auriculoterapia

Entre outras

No total, são necessárias pelo menos 1200 horas de estudo para se tornar um profissional técnico massoterapeuta, com especialidade em prevenir e tratar problemas.

Estes profissionais também cuidam de promover bem estar, controle emocional, tranquilidade e autoestima, além de poder identificar as necessidades do cliente e aplicar o tipo de massagem adequada e específica a cada caso.

Além de todo o conhecimento em técnicas massoterapêuticas, o profissional massoterapeuta tem um conhecimento mais avançado sobre anatomia, fisiologia, biomecânica, cinesiologia e biossegurança.

CONCLUSÃO

Basicamente, a diferença entre massagista e massoterapeuta está no tempo de duração do curso. Enquanto o massoterapeuta possui uma formação com cerca de 1200 horas, alguns cursos livres de massagem possuem 16, 40 até 240 horas dependendo da técnica.

Como já citado, não podemos desmerecer o conhecimento e habilidade do massagista, pois mesmo que ele não tenha feito o curso técnico, em alguns casos, este profissional se especializou em uma técnica específica e proporciona grandes resultados aos seus clientes.

Vale ressaltar que mesmo cursos livres ou o próprio curso técnico não são o “fim” e sim um começo de aprendizado sobre terapias complementares e principalmente sobre o funcionamento do corpo humano. Portanto, após a formação, o profissional precisa continuar seus estudos para proporcionar saúde e qualidade de vida a seus clientes.

Observação importante: Em muitos casos, o termo massoterapeuta também costuma ser utilizado principalmente para diferenciar esta profissão séria, de pessoas do “segmento de entretenimento adulto” que utilizam a nomenclatura “massagista” para oferecer seus serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *