DIFERENÇA ENTRE MASSOTERAPIA E FISIOTERAPIA

massoterapia

Conheça a diferença entre estas duas profissões que tem como objetivo em comum a promoção da saúde em geral.

Você sabe qual a diferença entre massoterapia e fisioterapia?

Se você for um profissional da área é bem provável que saiba a diferença entre fisioterapia e massoterapia, porém, para o público leigo em geral, há diversas dúvidas que envolvem estas duas profissões. Portanto, neste artigo, iremos conhecê-las melhor, entender suas indicações e quais seus objetivos em geral!

O QUE É MASSOTERAPIA?

Como abordamos no artigo “O que é massoterapia”, a massoterapia é um conjunto de técnicas de massagens de origem ocidental e oriental e se tornou um grande aliado no combate do estresse da vida moderna e uma poderosa ferramenta na promoção da saúde e qualidade de vida.

Não é possível comprovar a origem da massoterapia, mas algumas práticas de massagem são datadas desde 300 A.C.

O massoterapeuta é um profissional da saúde e tem a formação técnica de 1200 horas onde aprende diversas técnicas de massagens orientais e ocidentais e utiliza suas mãos como principal ferramenta de promoção da saúde.

QUAL A INDICAÇÃO DA MASSOTERAPIA?

A massoterapia é indicada como complemento em diversos tratamentos de doenças, mas principalmente indicada para a prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida através de massagens.

O QUE É FISIOTERAPIA?

Como abordado no artigo “o que é fisioterapia”, o profissional fisioterapeuta é fundamental para nossa sociedade, pois também atuam na prevenção, manutenção e promoção da saúde e reabilitação.

O fisioterapeuta é um profissional com formação acadêmica superior de 4 anos e tem a reabilitação do ser humano o seu principal foco e objetivo, utilizando recursos físicos para o tratamento e reabilitação de seus pacientes.

QUAL A INDICAÇÃO DA FISIOTERAPIA?

A fisioterapia é indicada na reabilitação do ser humano, tornando-os aptos ao retorno de suas atividades do dia a dia que às vezes são prejudicados devido a doenças, alterações genéticas, acidentes traumáticos, entre outras situações.

CONCLUSÃO

É muito comum em fóruns de redes sociais vermos alguns questionamentos sobre o que é melhor, fisioterapia ou massoterapia?

Na verdade não há uma resposta pronta para esta pergunta. A melhor resposta na verdade seria: Depende!

Por mais que alguns objetivos finais sejam comuns entre a massoterapia e a fisioterapia, o meio utilizado para a promoção da saúde é diferente, pois enquanto o massoterapeuta utiliza suas mãos como ferramenta, o fisioterapeuta pode também utilizar o recurso da massagem, mas é mais comum utilizar recursos físicos e aparelhos para a reabilitação.

Não há como negar que a formação de um fisioterapeuta é bem mais completa de que um massoterapeuta no que envolve conteúdo técnico sobre o funcionamento do corpo humano. Porém, em relação ao conhecimento prático da massagem em si, o massoterapeuta possui uma formação muito maior que um fisioterapeuta.

Mais do que explicar sobre a diferença entre massoterapia e fisioterapia, nosso principal objetivo com este artigo é mostrar que as duas profissões são extremamente fundamentais para nossa sociedade e que cada profissional tem o seu devido espaço e reconhecimento junto às pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *