Massagens de Relaxamento

As massagens de relaxamento apresentam inúmeros benefícios, já que, para além de serem eficazes na diminuição do stress do dia a dia, potenciam a melhoria da circulação e da flexibilidade, bem como o alívio das dores musculares.

Como Fazer uma Massagem Relaxante

  • Comece por preparar o espaço, criando um ambiente agradável, com temperatura amena, velas aromáticas, iluminação intimista e música de relaxamento, com sons da natureza.
  • Se não tiver uma mesa de massagens, esta poderá ser feita em cima de uma outra mesa, desde que seja estável e firme, ou mesmo no chão. Cubra a superfície com uma manta quente.
  • A pessoa que irá receber a massagem deverá retirar todos os acessórios, ficando, no máximo, com a roupa interior.
  • Assim que a pessoa estiver deitada, coloque um pouco de óleo de massagens nas mãos, esfregando-as uma na outra, de modo a aquecer.
  • A massagem de relaxamento deverá começar com a pessoa deitada de costas e com os olhos fechados. Comece a massagem pelo rosto, passando a ponta dos dedos, de forma suave e delicada, por todo o rosto. De seguida, faça movimentos circulares na zona das têmporas, terminado nos maxilares, sempre com a ponta dos dedos.
  • Passe ao pescoço, colocando as mãos por trás e fazendo movimentos de baixo para cima, de modo a relaxar todos os músculos do pescoço.
  • Deslize as mãos pelo tronco, descendo desde o peito até ao estômago, fazendo, de seguida, movimentos circulares de dentro para fora.
  • Massageie os braços, usando sempre a ponta dos dedos. Comece nas mãos e vá subindo até aos ombros, pressionando com movimentos ritmados, suaves e alongados.
  • Para a última parte, a pessoa que recebe a massagem deverá deitar-se de barriga para baixo. Volte a massagear a zona do pescoço, com movimentos suaves e circulares, de dentro para fora. Alongue os movimentos, descendo até aos ombros e, posteriormente, ao longo da coluna vertebral.
  • Repita os movimentos de alongamento, sem fazer pressão na região da coluna, sempre com movimentos suaves e delicados, de dentro para fora.
  • Termine a massagem com toques suaves e ritmados, com as pontas dos dedos, por todo o corpo.

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